...Lombo de Porco assado na Panela de pressão - por @COOKING_SURVIVE

Inauguro um novo momento em meu blog de comidas, dando um suporte ao meu novo perfil de alimentos no instagram @cooking_survive

Hoje preparei uma receita que adoro fazer e quem já comeu sabe do que falo, 
O Assado de Porco em Panela de pressão.

O lombo de porco é um corte muito conhecido pelos brasileiros, presente em todas as casas de carne e mercados populares, de valor atrativo, se trona uma excelente opção e aceso a proteínas do porco, sem contar com seu paladar diferenciado, mas que por muito tempo o brasileiro teve medo por conta da qualidade dos frigoríficos do passado.

Hoje preparei uma peça de lombo de porco assada em panela com batatas e pimenta do reino em grãos.
Vocês sabiam que a pimenta em grãos inteira em uma receita proporciona uma explosão de sabor no prato sem necessariamente apimentar sua receita. e o resultado é divino.

Vamos a receita:

Ingredientes:
1 peça de lombo de porco(pode ser das temperadas) aprox. 800g
2 dentes de alho amassados
1/2 cebola grande picada
50 ml de vinagre ou vinho(se tiver uma garrafa ja aberta na geladeira)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga ou margarina para refogar
uma colher de sopa de pimenta do reino em grãos
sal a gosto(lembre-se se usar um lombo previamente temperado, modere o sal neste momento)


Modo de preparo:
pegue sua peça de carne de porco e coloque marinando por pelo menos 2 h em uma salmoura preparada com o azeite, vinagre(ou vinho) sal e as pimentas e o alho amassado, lembrando que, se optou por uma peça de carne previamente temperada, deve lavar esta carne antes de colocar nesse seu novo tempero.
A vantagem da carne previamente temperada é q ela já marinou pro dias e neste caso o processo se encurta, evitando as 2 horas de marinamento da carne em geladeira.

Numa panela de pressão refogue a cebola na manteiga ou margarina de sua preferencia, e ao ponto de semi transparência 

coloque a carne para refogar, deixando seu refogado selar a carne dos dois lados, adquirindo cor conforme for virando, e a medida q as cebolas comecem a dourar adicione aos poucos um pouquinho de água para renovar a hidratação deste refogado e intensificar o processo de dourar a carne, repetindo este processo ate o momento que a carne estiver com a tonalidade caramelada devido ao refogado da cebola.


 Neste momento, sera necessário adicionar água ate quase cobri a carne e então fechar na pressão por 20 a 25 min em fogo baixo. 
Apos o termino desse tempo, retire a pressão com cuidado de acordo com sua panela, e verificara que esta ainda possui boa parte da água em caldo /que você vai utilizar para cozinhar batatas ate o caldo reduzir, corte com casca e tudo uma ou duas grandes batatas em cubos grandes e deposite imersas nesse caldo, e coloque para ferver, aproveite esse inicio de fervura das batatas para fatiar sua carne e devolve-las a mesma fervura das batatas pois assim ganharam a cor do molho q se forma no fundo da panela.

Quando esse molho reduzir ao ponto de um creme espesso, apague o forno e sirva com salada verde e/ou arroz branco

Comentários