...Meu Primeiro Sunonono...#EUQUEFIZ

 ...É com imenso pesar, que anuncio meu ingresso oficial na culinária Japonesa. Como quitutes japoneses a mais de 20 anos, e a cada dia amo mais e mais, com uma relação muito cruel da sociedade, quanto mais eu gosto, pior a economia fica, menos o dinheiro brasileiro tem poder de compra e em consequência disso tudo entrar em um restaurante de comida japonesa se torna algo mais distante da minha realidade. Daí você tem escolhas, ou você desiste e vai comer um TUDÃO na esquina, que eu também amo, ou você SURTA, ou você aprende a fazer por um 1/10 do custo, e corre um serio risco de dar certo e descobrir que os pratos japoneses que você comeu ate hoje nunca foram TÃO BONS quanto poderiam ser!!!

A cultura oriental, não apenas a Japonesa, é infinitamente rica, e , beber dessa água, é muito valioso, podendo te levar a um melhor auto conhecimento, vida mais saudável(as vezes, depois eu conto), e impregnada de muita filosofia. Os caras estão por ai a milênios.

COMIDA_em_KANJI

...como não sou um filosofo, mas um amante dos prazeres da comida, e um amante da culinária japonesa(do pouco que conheço) sempre tive vontade de aprender a fazer, não sei por que cargas d'água, eu tinha(e ainda tenho ) tanto medo de fazer e errar. Acreditem, já joguei fora por umas duas ou três vezes nos últimos 10 anos, alguns pacotes lacrados de arroz japonês(do tipo sasanishiki), tudo porque eu adoro comprar as coisas no mercado pra fazer, mas ai chego em casa fico protelando pra executar com medo de errar, resultado, passava tanto tempo da compra, que o arro vencia na validade e eu não tinha mais coragem de usa-lo. Peço perdão por esse disperdicio, com tanta fome no mundo, mas infelizmente isso aconteceu mais de uma vez garantidamente, tenho testemunhas...

...Já me aventurei a comprar lombos inteiros de salmão e retirar a pele, as espinhas com pinça e filetar pra  comer com shoyuno rompante de desespero de comer comida japonesa ,  em casa e feita por mim. Cheguei ate a ensaiar uns sashimis Roasted com aquele gergelinzinho, queimadinho por fora e cruzinho por dentro, Foi uma beleza, comer é ótimos, difícil é tirar a murrinha de peixe frito da cozinha..rssss

A algum tempo passei a seguir o instagram de receitas rápidas @TASTY e consequentemente o @TastyJapan, que me abriu um horizonte infinito da culinária oriental que não se limita ao Sushi e ao Yakisoba. 

Tasty Japan on Twitter: "屋台風いちご飴😋🍓〜パリッとジューシー ......De file grelhado a carne de porco picante, passando por frango crocante, e muita gelatina(eles usam gelatina em tudo) , tudo muito rapidinho, numa panela só, e sempre mexendo com os palitinhos famosos(os Hashis), vira e mexe cai um molho de soja(o shoyu) no meio de tudo, e açúcar também, ai caramela tudo, e no final um gergelim pra arrematar, muita coisa é assim...

Tasty Japan on Twitter: "つぶらな瞳がかわいすぎ!みたら”しば”団子 ...

Eles também gostam de preparar comidinhas divertidas, com forma de bichinhos, ursos pandas, essas coisas.

Eu como sou brasileiro, e considero comida algo serio, onde o divertido é fazer e comer, não brincar com a comida, me atenho aos detalhes de execução.. 

Não sou um chef de cozinha, então, resolvi recomeçar e me dar uma nova chance para esta tão querida culinária, mas dessa vez, com um passo mais humilde ainda, Optei por  experimentar executar a receita de uma entradinha que eu AMO muito, de comer muito mesmo sabe? Pra quem gosta de rodizio japa, vai uma dica importante: Quer ganhar folego no rodizio JAPA? pede um suco de laranja e come um Sunomono de tempos em tempos, isso é refrescante, e parece que abre espaço no estomago pra mais umas boas barcaças de peças no japa.

O Sunomono é aquela saladinha de pepino  no vinagrinho que pode ser servida com KANI ou POLVO filetadinhos e um pouquinho de gergelim por cima, O sabor dela acreditem, quem nunca provou por torceu o nariz pro pepino nadando num vinagrinho, vou te contar, o vinagrinho na verdade é um molho de vinagre de arroz ou alcool com açucar que transforma o sabor do pepino japonês(aquele compridinho e fino utilizado na receita) ,que puro mais parece casca de melancia, numa iguaria incrível, refrescante, que te abre o apetite de forma intensa.

...Fiz e deu certo, Fiquei verdadeiramente feliz com o resultado... 

ai vai a receita que executei baseado numa dezena de receitas que procurei e achei pontos comuns, extraindo as melhores observações...

Vamos a Receita:

...SUNOMONO...

Ingredientes:

1 Pepino Japonês

1 colher de soa de sal

2 colheres de sopa de açúcar (preferencia para cristal)

3 colheres de sopa de Vinagre de Arroz ou Álcool

1/2 colher de sopa de Gergelim torrado

3 palitos de KANIKAMA(bastões de siri japonês)


Modo de fazer:

Com uma faca bem afiada (cuidado com os dedos) ou um fatiado de legumes ou mesmo um bom processador. fatie o mais fino que conseguir todo o pepino, previamente bem lavado. Em um prato raso, arrume-os de forma a obter uma maior superfície de pepinos virados pra cima pois você irá polvilhar todo o sal por cima deles de forma que todos recebam sal pois irão descansar com este sal por 30 minutos e com isso soltar bastante água, Para esse descanso apos polvilhar o sal coloque-os em uma peneira com um prato em baixo pois vai soltar bastante água mesmo nesses 30 minutos. Enquanto isso, em uma panelinha, adicione o açúcar e o vinagre e leve em fogo baixo e misture bem ate dissolver todo o açúcar e preste atenção para apagar o fogo antes de iniciar a fervura, feito isso reserve. Repare que seu molho agridoce que acabou de prepara fica levemente espesso, como uma calda de pessegos em calda. deixe esfriar e reseve.

Passados os 30 minutos reparar que os pepinos liberaram bastante água. Neste momento enxague seus pepinos com água corrente para tirar o excesso de sal e escorra bem enxugando e espremendo um pouco com folhas de papel talha para minimizar a umidade. Transfira os pepinos para uma vasilha funda onde possa adicionar seu molho agridoce. Se possível leve a geladeira por uns instantes enquanto arruma os utensílios, pra dar uma apurada.


Enquanto isso, aproveite para filetar seu Kani que sera agregado a salada logo que terminar de corta-los. Fara finalizar a montagem da salada jogue por cima o gergelim, de preferencia levemente macerado.

Bom Apetite!!!



Comentários