Novidades pela TV

Desde que adquiri um pacote de TV por assinatura passei a assistir muitos programas de culinária, batalhas de chefs, e outros realities que envolvam gastronomia. Confesso que embora o formato de programa de cozinha seja batido, assistir ao Bud Valastro, o famoso Cake Boss, em sua cozinha preparando pratos de sua família no programa Kitchen Boss é um prato feito pra quem gosta do assunto.E uma excelente oportunidade de conhecer boas ferramentas e ingredientes inovadores já disponíveis em algumas casas especializadas.
Numa dessas idas e vindas do programa, aprendi a usar dois ingredientes fantásticos e até então desconhecidos para mim mas que hoje o consumo regularmente. De origem Italiana, Bud prepara muitos pratos de massa e um de seus ingredientes básicos são o Tomate Pelatto e a pasta di pomodori(um tipo de extrato de tomate em tubo de pasta de dente)
Assistindo o Bud usar estes ingredientes resolvi procura-los no mercado, e pra minha surpresa, na seção de enlatados estavam lá 5 qualidades de Pelattos.

O Tomate Pelado nada mais é que um tomate pré-cozido descascado e enlatado que usa seu próprio suco como conserva, sem adicionais nem conservantes. temos a opção de vir inteiros ou em cubos. Possuem a mesma serventia, e substituem o tomate fresco sem perdas no sabor, mas com ganhos gigantescos sob o tempo de preparo e a colocação do preparado. Quando estive na Itália em 2012, verifiquei que é um artigo largamente utilizado nos grandes restaurantes e farto nos mercadinhos locais.

A Pasta de tomate em tubo ainda não é algo comum no Brasil, é necessário procurar em casas especializadas ou de importação. Seu valor ainda é um pouco salgado, mas rende bastante. Pra se ter uma ideia, onde colocamos uma colher de sopa de extrato de tomate comum(aquele do elefantinho), usamos para o mesmo resultado, apenas uma colher de chá da pasta de tomate. Seu sabor é intenso e sua cor vibrante.  


Em minha pizza, costumo usar uma lata de tomate pelato, apenas mal amassado em substituição do molho, sem adicionar mais nada, para um molho a bolonhesa, numa proporção de 800g de carne moída já refogada acrescento duas latas amassadas ou em cubos.

Quando quero um bom refogado de carnes para um recheio, um toque de tomate vai bem, mas não posso hidratar muito, neste caso uso a pasta de tomate em tubo. sabor e cor sem ficar melecado.

Tomates frescos hoje em dia uso para saladas e para aquela pizza marguerita, as demais receitas substitui tudo por pelato, sem contar com o fato que enlatado posso esquecer um pouco que não estraga ou cresce barba branca na geladeira.

obs.: O que escrevo por aqui, são relatos de experiências, não proponho uma dieta saudável, apenas saborosa,  Não incentivo o uso de industrializados. Tratam-se de escolhas pessoais e a responsabilidade destas escolhas é de cada um.

Comentários