Bolo de Carne, Hamburguer ou Almondegas....


Em casa usamos uma receita bem simples com carne moída que além de ser muito barato, é rápido, pratico e dinâmico. Com os mesmos ingredientes é possível preparar inúmeros pratos, veja só:

Ingredientes:

em media 800g de Carne moída
1 ovo
1 pacote de creme ou sopa de cebola
1/2 pão francês molhado

Modo de preparo da massa:

Misture todos os ingredientes com as mãos até ficar homogêneo. Com as mãos molhadas para facilitar molde a gosto sua carne.

Para Bolo de Carne:

Fatias de bacon
300g Queijo Provolone


Em uma assadeira untada arrume lado a lado as fatias de bacon sem deixar espaço entre elas. em seguida espalhe a massa toda de carne deixando uma camada uniforme. ao centro longitudinalmente espalhe o queijo.
Com a ajuda de uma espatula, comece a fechar o bolo primeiro pelas pontas virando levemente pra dentro por cima do queijo, em seguida no comprimento sempre cobrindo o queijo afim de evitar que o queijo escape durante  o seu aquecimento no forno. revire o bolo de forma que a parte superior sejam as fatias de bacon e asse em forno médio até ficar dourado e com o auxilio de uma faca perfure e verifique que não sairá sangue da carne, sinal que esta cozido.

Para Hambúrguer:

Este aqui é meu preferido, faço muitas vezes em casa. Sabe aqueles restaurantes temáticos que servem hamburgões de uns 30 reais, pois é assim que eles ficam...

Queijo tipo Sandwich a sua preferência
Alface Americana
Tomates fatiados
Cebola picada
Molho Rose com paprica doce da hellmans(igual do BOBs)
Ketchup
mostarda


Separe a massa em grandes bolas que caibam em apenas uma das mãos, essa é a media boa para um bom hamburger de uns 15 cm de diâmetro por quase 3cm de altura estilo B-52 . Aqueça um grill do tipo George Foreman ou mesmo em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e grelhe  seu hambúrguer no ponto desejado. Dica, monte seu sanduba como nas lanchonetes fast-food, preaqueça o pão de hambúrguer por 10s no microondas e adicione as fatias de queijo direto em contato com a carne recém tirada do calor, não havendo necessidade de levar o queijo ao fogo e fazer lambança, sem contar que a aparência do sanduba fica melhor. Para montar a parte salada, vide a parte de gergelim do pão para baixo, coloque um pouco do molho rose, e adicione o tomate e a alface americana cortada em tirinhas, isso ajuda a não desmontar a salada. por ultimo e por cima do queijo coloque o ketchup e mostarda sem exageros e por eles um pouco de cebola. A partir deste ponto junte as duas metades do sanduba e saboreie seu super big caseiro quantas vezes aguentar. Eu em dias inspirados consigo abocanhar uns 3 desses...rs...

Para as almondegas/Bolinhas de carne/MeetBalls


Para o preparo das bolinhas de carne aconselho uma porção um pouco menor que as usadas para o hamburgão. Com as pontas dos dedos indicador, médio e polegar, modele bolinhas uniformes. Molhe as mãos com agua para facilitar o manuseio da massa. Essa forma de arrumar facilita no armazenamento e eu por exemplo costumo congelar por até duas semanas as bolinhas já enroladas aguardando somente fritar, sem qualquer perda em sabor ou qualidade. Frite em óleo quente mas em fogo médio pois neste caso o miolo das bolinhas deve ficar cozido, um fogo forte pode queimar por fora sem cozinhar, principalmente se estiverem congeladas.

Uma vez com as bolinhas fritas, é possível simplesmente servi-las ou adicionar a uma boa panela de molho ao sugo feita com belos Tomates Pelatos Italianos. 

Comentários