Coxinhas de Frango (Massa de Cenoura)

Já algum tempo que não posto nada, porque costumo repetir(e muito0 todas as receitas já postadas anteriormente e não tenho experimentado novas receitas. Muitas ideias andam surgindo, mas também ando sem tempo de executa-las. Ontem estávamos chegando em casa, minha esposa declarou um singelo desejo de relembrar um sabor antigo de sua infância que consumia Coxinhas de Frango com uma massa que levava cenoura. Deixei-a na faculdade e corri para casa pra tentar fazer essas coxinhas, andei pesquisando umas receitas, fiz uma media delas e saiu a receita abaixo.





Coxinhas de Frango (Massa de Cenoura)



Ingredientes:



1 colher de sopa(generosa) de manteiga

1 tablete de caldo de carne

1 cenoura (grande)

1/2 litro de agua

sal e pimenta do reino a gosto

2 1/2 xícaras de farinha de trigo

300g de peito de frango refogado a gosto

2 Ovos

Farinha de rosca para empanar

Óleo para fritar



Modo de preparo




Refogue o seus 300g de peito de frango(aproximadamente 3 filezinhos em bife) de forma que fique bem sequinho, pois molhos muito elaborados podem enxarcar a massa que dificulta a fechar o salgadinho. Meu refogado foi o mais simples possível, apenas manteiga e cebola dourada. O peito de frango cortado em cubinhos ou tirinhas é frito neste refogado e em seguida batido no processador. O frango levemente batido no processador fica em pequenos pedacinhos nos poupando de desfiar, uma tarefa chata que nos faz perder tempo. Esse frango picado facilita no processo de recheio pois não restam fiapos longos de frango dificultando o fechamento do salgado.Reserve



Em uma panela coloque pra cozinhar em agua já salgada a gosto a cenoura devidamente limpa e picada em cubinhos para agilizar o processo. Dica: coloque agua passando um pouco apenas de cobrir as cenoura é suficiente e ferve mais rápido.O ponto será quando desmanchar a pressão de um garfo. Escorra a agua toda e amasse as cenouras como fosse fazer um purê. Reserve.



Em outra panela, misture a agua com os demais ingredientes exceto a farinha e aguarde a fervura. neste momento toda a farinha será adicionada de uma vez. Com o auxilio de uma colher de pau mecha a mistura energicamente até descolar do fundo da panela. Em seguida despeje a massa em uma superfície(preferencialmente pedra) untada com manteiga ou azeite e aguarde esfriar um pouquinho. Misture a esta massa a cenoura amassada e vá sovando com as mãos com cuidado para não se queimar até que a massa tenha uma presença da cenoura de forma uniforme. Note que quanto mais quente a massa ainda estiver , mais fácil será misturar a cenoura, mas convenhamos, queimar as mãos também não vale apena.



Uma vez misturada, é hora de moldar seus salgadinhos no tamanho desejado. fui experimentando e descobri que fazer salgadinhos de festa é uma furada, cansativo e quando encomendamos valem cada centavo que pagamos para evitar o trabalho. Se você possui algum bom fornecedor de salgadinhos valorize-o um pouco mais por que dá trabalho. Diante desta nova realidade em minha vida, decidi fazer salgadinhos que não fossem difíceis de finalizar. optei por uma medida que padronizei de coxinha que cabe nos dedos(polegar, indicador e médio). Com um pouco de massa por estes dedos é possível moldar uma bolinha de uns 3 ou 4 centímetros de diâmetro que depois será amassada para virar coxinha recheada. essa porção de massa me permite depois de enrolada em bolinha, que eu amasse com o polegar fazendo uma concha que pode ser ampliada com ajuda de outros dedos. Dessa forma é possível depositar ao fundo desta concha uma pequena porção de frango picadinho(uma colher rasa de sobremesa). Após o recheio, com a ponta dos dedos vá aproximando as bordas da concha até que se toquem sempre girando a concha até que se una totalmente e forme um biquinho. Pronto, 80% dos seus problemas se acabaram. repita este processo com toda a massa. Dica: a massa ao esfriar pode ir ressecando por fora, se você não rechear rapidamente, cubra a massa com um plastico pvc ou uma toalha. As coxinhas já recheadas mas não empanadas também devem ficar protegidas com o pvc ou toalha. Caso deseje fazer coxinhas com Catupiry, sugiro que coloque apenas uma ponta de colher de chá de requeijão antes do frango para facilitar o fechamento do salgadinho. Então empane de forma tradicional, passando no ovo levemente batido e depois na farinha de rosca. Frite em gordura quente. Dica, as coxinhas não fritas depois de empanadas podem ser congeladas e fritas depois, sugiro o consumo em no máximo 15 dias, até porque, você sabendo que tem coxinha pronta no freezer, não vai se segurar de frita-las o quanto antes né?





OBS.: Esta receita atende a uma massa de risoles ou qualquer outro salgado empanado e frito. Caso prefira, não adicione a cenoura, isso não fara diferença na textura de manuseio da massa, só no sabor, mas gosto não se discute.



RENDIMENTO: 40 a 50 coxinhas

Tempo de execução: 2h (entre fazer, rechear, empanar, fritar e comer)

Harmoniza muito bem com cerveja tipo Pilsen (Loira Gelada)!!!







Comentários

Tatiane disse…
Amei!!!surpresa maravilhosa!!!!
Tatiane disse…
Amei!!!surpresa maravilhosa!!!!