As vezes uma dieta...

Pois é,

Se acha que é fácil manter a forma gostando de cozinhar, fala serio!!!
Aquele papinho que eu só cozinho para os outros, nem Chef de cozinha faz isso, em casa eles sempre fazem uma coisinha ou outra gourmet, e é de lei, a ceia de natal é sempre na casa da família do chef.
Diante dessa realidade, é óbvio que quem gosta de cozinhar, se não se preocupar infla como um balão. e é baseado nessa ideia que hoje eu vou postar uma receita que recebemos para uma dieta da sopa. Não vou ensinar aqui a fazer dietas, isso seu nutricionista que estudou por pelo menos 4 anos te dirá com folga de conhecimento a respeito. O que farei aqui é executar uma receita de Sopa, da famosa Dieta da Sopa, que torno bem mais agradável a experiência. Vamos combinar que fazer dieta imediatamente lembra comer comida sem gosto, e como ontem a noite fiz uma sopa dessas e ficou muito gostoso quero compartilhar com todos.
A lista de ingredientes não é minha, apenas segui e alterei um pouco a forma de preparo que me gerou um resultado interessante.
Ingredientes:

3 dentes de Alho
1 Alho Poró/Aipo/Salsão (a sua escolha, optei pelo Alho Poró)
1 Pimentão Amarelo
2 Tomates
3 tabletes de caldo de carne
1 colher de sopa de Azeite
2 Cenouras
2 Nabos
2 xícaras de Vagem limpa e picada
1 Beringela Grande
1 Repolho Grande
4 a 6 litros de agua
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de preparo:


Pique em cubinhos Cenouras, Nabos, Beringela e Vagem e reserve em uma tigela grande com agua até que cubra. Legumes crú oxidam rapidamente depois de cortados, ficando escuros, a agua retarda este processo.
Fatie o repolho em tiras e reserve.
Num caldeirão de feijoada, refogue bem no Azeite o Alho batido, o Alho Poró fatiado, em seguida, adicione Pimentões sem sementes e Tomates picados, continue refogando bem até os tomates começarem a desmanchar, criando um molho encorpado e com pedaços no fundo. Adicione os tabletes de caldo de carne, eles irão dissolver neste molho. Detalhe que este primeiro momento é importante pois é responsável por 70% do sabor de sua Sopa. Ainda não é necessário adição de sal e pimenta. Após gerar este molho saboroso de pimentões e tomates com Alho e Alho Poró salteados no azeite de oliva, despeje todo o conteudo de legumes na panela, por cima de tudo o repolho. Não é necessário cobrir o repolho com agua, este ira murchar e muito. Complete com a agua até 3/4 da panela (entre 4 e 6 litros), independente de cobrir tudo ou não. Todo este conteúdo irá cozinhar por 1 hora pelo menos até reduzir bem. Mexa sempre em intervalos de 10 a 15 minutos. A medida que os legumes forem ficando cozidos, a quantidade de agua reduz a metade, quando o caldo da sopa encorpa perdendo o aspecto de lavagem de legumes. O segredo está em cozinhar bem os legumes para que parte deles se desmanchem incorporando ao caldo da sopa, neste momento ainda sob fervura complete o sal e pimenta a gosto. O resultado é aproximadamente 4 Litros de sopa pronta.

"As quantidades sugerem o uso de uma grande panela de 40cm de altura e 35cm de diâmetro(tipo panela de feijoada) Na falta de uma dessas cozinhe primeiro o repolho que ira murchar e dar espaço aos demais legumes"

De sabor muito agradável, leve e com vontade de quero mais, livre de gorduras, essa carga de legumes é desmedida para consumo diário. Farei com essa Sopa uma desintoxicação por 3 dias, mas consulte seu nutricionista a forma que ira consumi-la. Para os demais que apenas desejam uma comida mais saudável, acredito que substitui o jantar daqueles que chegam mais tarde em casa facilmente e apreciam um caldinho de legumes, SEM BACON.

Comentários