Rabanadas de Forno




Natal ta chegando, e nessa época costumamos dar fim aquele velho pão de tarde de uma forma mais nobre que simples Farinha de rosca. As famosas rabanadas que vieram de Portugal ganharam um novo sentido aqui no Brasil nesta receita que vou indicar.

Receita para Rabanadas de Forno:
By Paulo Cruz
Ingredientes
10 pães Franceses amanhecidos
3 a 4 ovos
½ litro de Leite fervido
Açúcar para adoçar o leite a gosto
1 colher de sopa de essência de baunilha
Muita margarina
Açúcar com canela a gosto

Modo de preparo Lógico...
Corte o pão amanhecido em fatias diagonais de aproximadamente 2 dedos e reserve.
Acenda o forno no alto. É importante verificar se seu forno possui grelhas ajustáveis. Se as possuir coloque uma delas na posição mais alta. Caso contrario use uma assadeira mais alta como apoio para elevar a assadeira de rabanadas. Esta ação se faz necessária para melhorar o desempenho do forno na ação de dourar, sem a necessidade de usar um grill de teto de forno, e ao mesmo tempo ajuda a não queimar o açúcar que se escorre das rabanadas que deixa sabor amargo a elas.
Ferva o leite
Em um pote de vidro amplo, despeje o leite quente e adoce bem e junte a baunilha.
Prepare as assadeiras untando exageradamente com margarina (fundamental para não grudar).
Em outro pote de vidro quebre os ovos e bata de leve com um garfo para misturar clara com gemas.
Com o auxilio de um garfo, molhe pelo menos uma das faces da fatia de pão no leite quente. Observe que se mesmo amanhecido o pão estiver muito macio pode se desmanchar no leite. Quanto mais duro estiver o pão mais fácil será manusear porem será necessário mais leite na fatia.
Em seguida passe no ovo e coloque a assadeira.
Com uma assadeira completa de fatias de pão já passadas no leite e no ovo, com o auxilio de duas colheres de chá, passe por cima de cada fatia uma quantidade de margarina generosa, mas sem exageros. Em seguida polvilhe a mistura açúcar + canela por cima de todas as fatias e leve ao forno.
Em media de 15 a 30 minutos as rabanadas estão prontas e o ponto se vê no dourado de suas crostas. Há duas coisas a se observar: O fundo das rabanadas não pode queimar, se isso ocorrer muito rápido significa que sua assadeira esta muito baixa. Ou ainda se queimar muito rápido suas extremidades por cima deixe um pouco mais baixo a assadeira. Deve se encontrar um equilíbrio.
NUNCA use assadeiras de TEFLON antiaderentes, pois o material aquece muito mais que a necessidade e queima o fundo das rabanadas rapidamente, amargando a receita.

Comentários